Para que tem servido mandato de vereador em Uberlândia?

De acordo com as teorias da divisão dos poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), inauguradas por Charles de Montesquieu (1689-1755), filósofo iluminista, ao legislador caberia elaborar leis e fiscalizar o poder Executivo.

No nosso sistema político os parlamentares também interferem na aplicação de parte dos recursos orçamentários, por meio das chamadas emendas parlamentares, que são pequenas parcelas do orçamento definidas quanto à utilização por deputados (federais e estaduais) ou vereadores.

Entretanto, se examinarmos mais de perto a realidade existente na vida legislativa numa Câmara Municipal, constataremos uma série de práticas que se distanciam do que seria uma representação política alinhada com os interesses da maioria da população.

Em primeiro lugar, da mesma forma como muitos/as vereadores/as se elegeram comprando votos e, depois de eleitos/as, tentam barganhar sua atuação parlamentar com troca de favores junto ao Poder Executivo, também estabelecem com os eleitores um balcão de toma-lá-dá-cá, distorcendo a representação política. Tudo parece ser um grande negócio, numa espécie de lógica do mercado na esfera política.

Também na atuação institucional dos vereadores os números mostram uma realidade muito questionável. Vamos aos números em Uberlândia.

projetode lei p blog

Se olharmos apenas para os projetos de lei aprovados e que foram apresentados pelos vereadores, teremos uma visão mais detalhada do tipo de assunto, ou tema, que, em geral, tem sido tratada pelos legisladores municipais. Vejamos.

projetode lei 2 para blog

 

Convenhamos, mandato de vereador deveria servir para muito mais do que isso, você não pensa assim?

Um comentário em “Para que tem servido mandato de vereador em Uberlândia?

  1. Concordo com você, Edilson. O mandato de um vereador deveria servir para mais, mas a classe política brasileira, em sua maioria, só fala em educação, saúde e outros temas sociais, durante a campanha. Tenho fé em Deus, que você estará junto à minoria, aquela que pensa e age sobre esses temas relevantes durante o mandato.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s